terça-feira, 12 de maio de 2020

A importância da família e pessoas especializadas para a recuperação da dependência química



Nos dias atuais, a conscientização e prevenção em relação ao uso de drogas tem sido um dos maiores desafios para as famílias que precisam encarar essa situação quando bate em sua porta. Levantamentos sobre a situação no Estado e, entre outros dados, mostram o número de cerca de 50 mil usuários de crack em Santa Catarina e mais de 700 mil pessoas que passaram pelo atendimento psiquiátrico no Estado que tem problemas relacionados ao álcool, o que representa cerca de 40% do total. Pesquisas apontam ainda que cada vez mais jovens experimentam drogas na adolescência.

Muitas vezes a falta de estrutura familiar para mostrar aos filhos e familiares os efeitos destruidores acabam acarretando em pessoas que caem neste mundo de destruição e aventuras desenfreadas, ocasionando desespero e tristeza como resultado de uso de drogas.

Por isso, muitas vezes a única saída é ajuda de profissionais que entendem e abordam estes temas e ajudam pessoas a saírem desses vícios que trazem problemas familiares e para a própria saúde da pessoa que utiliza. Uma dessas ajudas, são as casas de recuperação, também conhecidas como comunidades terapêuticas, que trabalham com o método de internação, com duração de 6 meses, para auxiliar pessoas que querem deixar a dependência química.

Pensando neste suporte para as famílias de Santa Catarina, o Deputado Estadual Ismael dos Santos, criou em 2013 o Programa Reviver, um projeto em que o Governo do Estado subsidia de forma gratuita para as famílias catarinenses que necessitam deste auxílio para recuperação da dependência química , 800 vagas por ano em comunidades terapêuticas para mudar a história destas pessoas que muitas vezes não conseguem sozinhas. O Programa Reviver já alcançou mais de 15 mil pessoas em 6 anos e tem mudado muitas histórias.

Para o Deputado Estadual, Ismael dos Santos (PSD), o combate à dependência química é uma das principais bandeiras. Presidente da Comissão de Prevenção e Combate as Drogas da Assembleia Legislativa, tem dedicado seus esforços com o Reviver. “Sou perseverante nas bandeiras que defendo e já mostramos nosso compromisso através do Reviver, o maior programa de enfrentamento às drogas em nosso estado. Isso se chama ação. Vamos em frente na luta por uma Santa Catarina sem drogas! ”
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário